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Título : Programa Infância na Creche: Um olhar para a parceria público-privada na educação infantil do Recife.
Autor : GROTH, Clara Siqueira
Palabras clave : educação infantil; creches; neoliberalismo; parcerias público-privadas; gestão escolar
Fecha de publicación : 18-ago-2025
Citación : Groth, Clara Siqueira . Programa Infância na Creche: Um olhar para a parceria público-privada na educação infantil do Recife. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : Esta pesquisa discute as parcerias público-privadas na educação adotadas pela Prefeitura do Recife no contexto do Programa infância na Creche. Este programa é uma política pública que prevê a ampliação das vagas na educação infantil por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs) para a construção ou ampliação de creches. Este estudo foi realizado em duas creches municipais perpassadas pelo programa. A abordagem desta investigação educacional é qualitativa, para a coleta de dados elegeu-se a técnica da entrevista semi estruturada (Minayo, 2002) utilizando como instrumento um roteiro de questões semi-abertas com a finalidade de nortear a entrevista. Os sujeitos da pesquisa foram profissionais da gestão escolar e uma mãe representante da comunidade atendida, na análise dos achados mobilizou-se a análise de conteúdo de Bardin (2016), tomando o Programa Infância na Creche enquanto objeto. Os principais achados apontam fragilidades significativas no processo de implementação do programa, como a ausência de diálogo com a gestão escolar, a não participação da da comunidade escolar na elaboração do projeto e o desconhecimento parcial ou total dos sujeitos entrevistados sobre o funcionamento e os objetivos da política pública. Assim, o programa reflete o avanço da lógica neoliberal tendendo a comprometer a gestão democrática e a transformar a creche em um espaço subordinado à lógica do lucro ao invés de um espaço de construção coletiva de um projeto educacional para as infâncias.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65932
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

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